top of page

Como lidar com o Transtorno Opositivo Desafiador na escola

Foto do escritor: Carolina Garcia CardozoCarolina Garcia Cardozo

O que é o TOD (Transtorno Opositor Desafiador)?

Esse transtorno é comum no meio escolar, onde a criança manifesta comportamentos disfuncionais que variam em cada um. O Transtorno Opositivo Desafiador na escola pode afetar a aprendizagem da criança, até mesmo suas relações com outros colegas. 


Os sintomas do TOD podem aparecer em qualquer momento da vida, porém, é mais comum em idades entre 6 e 12 anos. Entre as manifestações, estão: irritação excessiva, déficit ou atrasos no desenvolvimento e agressividade (verbal e física).


Qual o impacto do TOD na aprendizagem? 

Como mencionado acima, o Transtorno Opositivo Desafiador nas escolas tem forte impacto não só nas relações da criança com as outras, mas também no seu aprendizado. O que torna um desafio também para os educadores. 


Facilidade de distração, falta de foco, déficit de atenção são comuns em alunos com esse transtorno. Esses sintomas são associados ao TDAH em 50% dos casos, por isso, deve ser observado e investigado para se tomado medidas necessárias.  


6 comportamentos que caracterizam o TOD nas crianças

Algumas atitudes que descrevem uma criança com Transtorno Opositivo Desafiador podem ser identificadas no meio acadêmico ou pela família: 

1 – Explosões de raiva

2 – Resistir a aceitar ordens 

3 – Tentativa de irritar as pessoas

4 – Manipulação

5 – Rejeição por colegas

6 – Baixa autoestima

7 – Isolamento social 


Como lidar com o Transtorno Opositivo Desafiador na escola?

Para os professores, essas dicas podem ser ideias para solucionar e controlar atitudes de alunos com TOD. Veja algumas: 


1 – Advertir comportamentos com cautela

Quando a criança iniciar comportamentos que chamem atenção, a melhor forma é não repreendê-la na frente dos colegas! Chame-a em um canto e converse reservadamente. 

Outra dica é manter a calma, mesmo em momentos de agressão. A criança com TOD quando contrariada, pode ter reações ríspidas e violentas. 


2 – Reforce a inclusão da criança nas aulas

Não isole crianças com TOD por seus comportamentos inadequados! Inclua nas tarefas de sala, como ajudante ou pedir para fazer parte de alguma brincadeira. 

Caso não funcione, procure os pais para que você encontre soluções para a rebeldia. 


3 – Conquiste a confiança da criança

De fato você deve conquistar todas as crianças, mas quando se tem um aluno com TOD, é essencial que você o conquiste. Essa relação ajudará a inibir algumas ações que ele gostaria de fazer. 


4 – Adaptações que fazem toda a diferença nas aulas 

Pequenas mudanças dentro da sala ajudam a evitar algumas atitudes! Colocar a criança em locais que não a faça se distrair, como posicioná-la na primeira fileira, por exemplo. 

Além de ajudar o aluno a focar no conteúdo, estar perto dos colegas reforça o clima harmônico. No entendo, é bom ressaltar que cada situação pode variar. 

68 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Juh Dourado
Juh Dourado
Jul 22, 2020

Tive um destes no ano de 2019 quase infarto sofrendo calada Carol.Não foi fácil, aí quase acabando as aulas o menino começou a querer meu colo kkkkk.Foi Deus que me sustentou. Post maravilhoso ♡♥️

Like

Espaço das Letras
Espaço das Letras
Jul 20, 2020

Eu tenho uma aluna com esse transtorno. Ela é uma amada, apresenta muito desses comportamentos, tenta manipular de diversas formas mas em contrapartida, apresenta uma confiança em mim e além disso, participa de todas as aulas de inglês de uma forma boa e colaborativa. E claro, ela tem uma professora apoio que auxilia.

Like
LOGO-CAROL-02.png

Rua Bento Branco de Andrade Filho, 495 - São Paulo SP CEP 04757-000

CNPJ 36.075.821/0001-34

Data estimada de entrega dos livros: até 30 dias úteis

FALE COMIGO!


(11) 91143-6043

carolinagarciaadm@hotmail.com

CAROL GARCIA PSICÓLOGA © 2021.

Criado por Alma Studio.

bottom of page