A transição de tempos totalmente online para a volta às aulas presenciais pode trazer alegria, empolgação, ansiedade, preocupação e diversas outras emoções. Somado a isso, estudantes podem ter vivenciado traumas, luto e estresse agudo no período de isolamento social.
Talvez mais importante do que se preocupar em recuperar o conteúdo de cada disciplina, seja pensar em estratégias para acolher as diversas emoções complexas que foram e que ainda estarão sendo sentidas.
Portanto, trabalhar de forma sequenciada, ativa, intencional e focada as competências socioemocionais, auxiliará os alunos a se reconectarem com seus colegas e professores, além de possibilitar com que construam suas narrativas sobre o período de pandemia e que estejam atentos uns aos outros.
Trouxe duas dinâmicas para você aplicar em sala de aula sobre sonhos e futuro:
1) Árvore dos sonhos
Objetivo: Mapear sonhos
Material necessário: tronco da árvore desenhada em cartolina, cartolina verde em formato de folha e caneta.
Orientações: entregue 2 a 3 folhas verdes para os seus alunos e peçam para que escrevam sobre os seus sonhos, depois cole o tronco e as folhas na sua sala. Você também pode escrever e compartilhar quais são os seus sonhos. Fale que a árvore estará ali para sempre nos lembrar a importância de sonhar e ir em busca de concretizar.
2) Carta para o futuro
Objetivo: Mapear as expectativas com relação ao futuro
Material necessário: folha de papel e caneta.
Orientações: escrever uma carta para o futuro, consideramos o que já passamos. Criar hipóteses sobre como será mais adiante: o que as pessoas farão mais e menos, como será a escola do futuro... Pode ser feito uma exposição de todas as cartas na sala de aula, ou no corredor da escola.
Comments